Apresentação

 

O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC ) vem há muitos anos ocupando lugar de destaque no cenário nacional e também internacional, fruto da estrutura montada no Departamento de Engenharia Mecânica e na própria UFSC como um todo. 

O curso se desenvolve em 10 semestres, praticamente em período integral, requerendo um grande envolvimento do aluno, tanto em sala de aula, quanto em trabalhos extra-classe. Além do contato com docentes, em sua grande maioria com formação em nível de doutorado, especializados em áreas das disciplinas ministradas, o aluno mantém-se dentro de uma atmosfera de grande produção científica e tecnológica. Estes resultados têm influência direta na qualidade das disciplinas, como também ocorre o contato com a participação dos alunos nas diversas atividades dos grupos ou laboratórios de pesquisa. É comum o aluno de graduação participar, nas atividades de iniciação científica, como auxiliar direto no desenvolvimento de dissertações de mestrado, de teses de doutorado e nos diversos projetos de pesquisa e de extensão.

Outras atividades podem ser listadas e que fazem parte da formação do aluno como a participação na Empresa Júnior de Engenharia Mecânica (I9 Consultorias), participação nos projetos Mini-Baja e Aero-Design, respectivamente projeto e construção de protótipos de veículos e aeromodelos, participação em concursos diversos como o Concurso de Treliças e concursos propostos pelo setor industrial.

Outro ponto de bastante importância é o contato direto com o meio industrial, através das atividades citadas, através de visitas programadas nas disciplinas, ou através dos programas de estágio. Este último está previsto como atividade curricular na 9ª ou na 10ª fase, podendo ocorrer no Brasil ou no Exterior e representa uma boa oportunidade para o aluno ter um contato mais amplo com o setor industrial, podendo resultar em uma contratação após a conclusão do curso. Estágios de curta duração também são comuns e permitem ao aluno o conhecimento rápido de um determinado ramo de atividade industrial.

Através de convênio entre as instituições, os alunos de Engenharia Mecânica podem realizar estágios em instituições francesas, como a rede dos INSAs (Institut National des Sciences Appliquées), de Lyon, Toulouse, Rouen e Rennes, bem como nas instituições alemãs – Universidade de Aachem, Universidade de Karlsruhe, Universidade de Ilmenau, entre outras. Esporadicamente os estágios também têm envolvido outras instituições e outros países.

Muitos alunos também resolvem continuar no caminho da pesquisa, seguindo a vocação despertada quando da sua atividade de iniciação científica, e seguem para mestrado e doutorado na própria instituição. Trata-se de uma atividade bastante salutar, uma vez que muitas indústrias já adquiriram um patamar de desenvolvimento que torna necessária a presença de pessoal mais especializado e de nível avançado.

O envolvimento nas diversas atividades descritas faz do aluno de Engenharia Mecânica da UFSC um aluno especial, de competência reconhecida, e que hoje está presente como engenheiro, no chão de fábrica ou no comando de muitas indústrias importantes no cenário nacional.