MATRÍCULAS
- Os alunos poderão ajustar as suas matrículas após 26/08/2020. Isso incluirá cancelamento de matrículas e matrículas em outras disciplinas, limitado ao número de vagas disponíveis em cada disciplina/turma.
- Não haverá limite mínimo do número de horas-aula semanais que o aluno deverá se matricular para se manter como aluno regular.
- Será possível a matrícula em disciplinas com superposição de horário, desde que respeitada a carga horária máxima por aluno permitida no período e condicionada à anuência (concordância) dos docentes das disciplinas com superposição (aguarde orientações da Coordenadoria).
- Todos os alunos, inclusive os da primeira fase, terão direito ao trancamento de matrícula do curso e/ou cancelamento de disciplinas.
- Caso o aluno opte por trancar sua matrícula, esse trancamento não será computado no limite máximo de 4 (quatro) semestres previstos pela Resolução 017/CUn/97 de 30/09/97 (Regulamento dos Cursos de Graduação. Disponível em: http://www.emc.ufsc.br/cp/upload/29-Res017-CUn-97.pdf).
- Como alternativa ao trancamento do período letivo (semestre ou trimestre), o aluno poderá se matricular em GRA0001. Matriculando-se nessa disciplina, o aluno se manterá como aluno regular, com direito aos benefícios de ser aluno, como o desconto em ônibus e entradas, e a realizar estágios não-obrigatórios.
- O ano letivo de 2020 não será considerado no cômputo do prazo máximo de integralização curricular, bem como os períodos (semestre ou trimestre) não presenciais seguintes.
DISCIPLINAS E TURMAS
- Não haverá atividades presenciais no campus da UFSC no semestre 2020.1, incluindo aquelas previstas nas disciplinas experimentais.
- Disciplinas obrigatórias que não sejam oferecidas em 2020.1, serão oferecidas no período seguinte ou no recesso escolar.
- Os alunos que estejam matriculados em disciplinas práticas ou teórico-práticas que não vão ser ofertadas, poderão requisitar menção “P”. A menção “P” é equivalente à menção “I”e será usada enquanto durar a pandemia.
- Os alunos que foram impedidos de cursar disciplinas, e, portanto, receberam menção “P”, terão prioridade na matricula no período seguinte na disciplina em que receberam essa menção.
- Não haverá distinção entre estágios realizados em empresas ou instituições fora da UFSC e os realizados na UFSC. O estágio não presencial em Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais poderá ser realizado em “home office”, em comum acordo com a empresa.
AULAS, FREQUÊNCIA, AVALIAÇÕES
- Haverá atividades síncronas, com a presença de alunos e professor ao mesmo tempo no ambiente virtual e utilizando as ferramentas síncronas de videoconferência e chat, e atividades assíncronas, nas quais os alunos utilizarão as ferramentas assíncronas, como o acesso ao conteúdo depositado no MOODLE, a comunicação pelo fórum e por email.
- As avaliações também poderão ser feitas com ferramentas síncronas ou com ferramentas assíncronas.
- O resultado das avaliações nos períodos excepcionais (semestres ou trimestres) não será considerado para fins de apuração do Índice de Aproveitamento Escolar dos alunos.
- A frequência suficiente às disciplinas é obrigatória. A frequência poderá ser registrada, ou pelo docente, ou pelo próprio aluno, em cada acesso às aulas síncronas, utilizando o registro de frequência do MOODLE. O aluno também poderá ser requisitado a registrar frequência no acesso às aulas assíncronas. O docente definirá a forma de registro de frequência no plano de ensino da disciplina.
ACESSO E USO DO MATERIAL DIDÁTICO
- A bibliografia básica das disciplinas estará disponível no acervo digital da BU ou será fornecida em forma digital no MOODLE da disciplina. Essa bibliografia poderá incluir textos, slides, vídeos e outros materiais em forma digital.
- Os alunos poderão utilizar-se de todos os conteúdos disponibilizados em formato digital através do MOODLE para o seu uso privativo, em consonância com a metodologia e cronograma da disciplina. Este uso inclui a leitura, visualização, download, anotação sobre os textos e utilização desses materiais como referência em discussões com seus colegas durante atividades síncronas e assíncronas em grupo.
- Os alunos não estão autorizados a distribuir os conteúdos disponibilizados no MOODLE para pessoas que não estejam matriculadas oficialmente na disciplina, a menos de autorização explícita do docente da disciplina. A distribuição de conteúdo do qual você não detém os direitos autorais é uma infração da Lei de Direitos Autorais (Para mais informações, ver a seção: Informações sobre Direito Autoral nas Dicas aos Docentes e Alunos.).
- As atividades síncronas poderão ser gravadas PELO DOCENTE para gerar conteúdo a ser disponibilizado de forma assíncrona. Porém, a gravação das aulas não é obrigatória.
- Os alunos não estão autorizados a gravar ou fotografar as atividades síncronas realizadas nas disciplinas, assim como fazer cópia digital das atividades assíncronas disponibilizadas no MOODLE, a menos que o docente especificamente autorize o aluno a realizar estes atos. O uso não autorizado de material original retirado das aulas constitui violação de direitos autorais, conforme a Lei nº 9.610/98 – Lei de Direitos Autorais.