

A estudante Ingrid Knochenhauser de Souza, orientada pelo Prof. Erasmo Felipe Vergara Miranda, Dr. Eng., defenderá sua dissertação na próxima quinta-feira (29/08) às 14h no Auditório do Polo (Bloco A – EMC). A defesa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. O auditório tem capacidade para cerca de 80 pessoas.
Título: “Análise dos Efeitos de Forma e de Absorção Sonora em Salas de Aulas Retangulares Utilizando Simulação Computacional”
Resumo:
Na etapa de desenvolvimento e consolidação de conhecimento, crianças e adolescentes precisam de um ambiente que favoreça o aprendizado. No entanto, a inteligibilidade de discurso não tem sido considerada como prioridade na projeção de escolas. A fim de analisar a acústica destas salas e propor uma intervenção acústica, um levantamento de dados a partir de projetos arquitetônicos de 28 escolas e respectivas 290 salas de aula foi realizado. Em geral, a forma das salas é retangular ou forma quadrada, são compostas por superfícies lisas e rígidas e volume médio de 145 m³. Deste total, modelos representativos de forma de sala foram escolhidos, 6×8, 7×7 e 7×8 metros, representando a maioria de 37% das salas quantificadas, e pés-direitos de 2,8 e 3,3 metros. A avaliação proposta usou simulação acústica computacional para modelagem em função das características comuns em salas de aula: cortinas, ocupação de alunos, presença de janelas e tipo de piso, junto com a proposta de intervenção de forro chanfrado, com coeficiente de absorção de variando material reflexivo a 100% de absorção. Como resultado, foi verificado que a proposta de forro diminuiu a reverberância presente nas salas de aula e aumentou a inteligibilidade de discurso. Quanto maior área de absorção do forro, menor influência que um outro elemento absorvente fez no ambiente. Nenhum modelo de sala de aula simulado com forro de concreto esteve dentro parâmetros ideais de TR, EDT, D50 e STI ao mesmo tempo e em todas posições. No entanto, houve modelos classificados dentro do ideal acústico com a proposta de forro acústico chanfrado a partir de coeficiente de absorção 0,50. Dentre as características comuns, os elementos de maior influência para a classificação de modelos ideais foram as cortinas pesadas, seguido de pé-direito.
Palavras-chave: Acústica de escolas, acústica de salas, inteligibilidade da fala, simulação computacional.