

O estudante Marcelo Bataglin, orientado pelo Prof. João Carlos Espíndola Ferreira, Ph.D., defenderá sua tese na próxima segunda-feira (02/09) às 16h na sala B10 (Subsolo Bloco B – EMC). A defesa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. A sala tem capacidade para 35 pessoas.
Título: “Método da Função Modular com Base no Tripé da Sustentabilidade:Um Estudo de Caso de Produtos de uma Empresa do Setor Metal-Mecânico”
Resumo
O desenvolvimento de produtos sustentáveis é um processo que vem cada vez mais sendo estudado e discutido pelas empresas que buscam inserção no mercado dos chamados produtos ecologicamente corretos. Nesse contexto, a concorrência está cada vez mais elevada, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes não somente com o produto final, mas também com os processos de fabricação envolvidos, sem deixar de lado a produtividade, a qualidade e as inovações tecnológicas. A preocupação com os recursos materiais utilizados ao longo de toda a cadeia de transformação dos produtos cresce ano após ano, tornando-se importante para a preservação do meio ambiente. As empresas que têm levado em conta a sustentabilidade em suas decisões vêm ganhando um espaço cada vez maior, e o que tempos atrás era considerado apenas como um custo adicional de produção hoje é visto por muitos como um nicho de mercado rentável, e que contribui para a qualidade de vida de todos nós. Uma forma eficiente que pode ser utilizada nesta nova concepção de produtos e processos sustentáveis é o projeto de produtos modulares. A modularização permite que todo o processo de concepção e produção de um determinado produto possa ser elaborado sob uma perspectiva muito bem definida, permitindo que cada empresa especifique suas razões para modularizar. Neste sentido, esta tese tem por objetivo desenvolver um método para auxiliar empresas no projeto de produtos modulares sustentáveis com base em indicadores econômicos, ambientais e sociais, os quais fazem parte do Tripé da Sustentabilidade. O método é dividido em quatro etapas: Avaliar, Decompor, Formatar e Integrar. A etapa inicial consiste em avaliar o produto alvo e estabelecer as estratégias da equipe para alcançar os objetivos da modularização. Na segunda etapa o produto é decomposto e os indicadores de sustentabilidade são definidos, bem como os dados são coletados. Na terceira etapa os índices são estabelecidos, e na quarta etapa o processo de modularização é realizado considerando-se os índices sustentáveis e os índices da dimensão emocional. Como forma de comprovar a funcionalidade do método, o mesmo foi aplicado a uma garra hidráulica para fardos e a uma garra giratória para bobinas, os quais são acoplados a empilhadeiras e são utilizados para a movimentação de produtos em geral.
Palavras-chave: Modularização, Projeto e Manufatura Sustentável, Projeto Modular, Tripé da Sustentabilidade, Indicadores Sustentáveis.