

Hoje (26/08), às 16h, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, o estudante Guilherme Branco Loureiro defenderá sua tese de doutoramento intitulada “Sistematização do Processo de Especificação de Produtos Complexos para Customização em Massa: Uma Aplicação em Pranchas de Surfe”.
“Uma das contribuições da pesquisa do Guilherme foi no que se chama de ‘Customização em Massa’, em que busca-se manter ou aumentar a variedade do produto (no caso, pranchas de surfe), mas de maneira que a comunicação do projeto seja transparente, facilitando a fabricação das pranchas’, disse o Prof. João Carlos Espíndola Ferreira, Ph.D., orientado da tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
O processo de especificação de produtos tem natureza subjetiva, e isso motiva a sua explicitação por diversas abordagens e métodos disponíveis na literatura. Dentre as abordagens destacam-se as sistematizações para o desenvolvimento de um único produto, de produtos modulares, de família de produtos, e produtos para customização em massa. Dentre os métodos se destacam o Design Structure Matrix e o uso de redes para a representação gráfica das variáveis, e de suas relações de interdependência.
A representação é fundamental para estender a capacidade cognitiva dos envolvidos no projeto e facilitar a comunicação entre especialistas e não-especialistas. No entanto, a explicitação do conhecimento e lógica do projeto tem por consequência o aumento da complexidade da especificação, que precisa ser gerenciada. Diante disso, este trabalho visa contribuir para solucionar os problemas de comunicação, subjetividade e complexidade, associados ao processo de especificação de produtos complexos.
Esta pesquisa consiste na proposição, implementação computacional, aplicação e avaliação de um framework que sistematiza o processo de especificação de produtos complexos.
Ao longo da pesquisa o framework foi avaliado por especialistas: projetistas de pranchas (shapers), surfistas experientes, surfistas leigos e pesquisadores da área de desenvolvimento de produtos. Os resultados obtidos mostram o potencial de representação gráfica da lógica de projeto, reduzindo a complexidade e subjetividade da especificação, facilitando a sua comunicação. No estudo de caso, os resultados validam as hipóteses de recomendações de especificação geométrica de pranchas de surfe, podendo contribuir para a indústria de pranchas em Santa Catarina e no Brasil.
Fonte: Divulgação/EMC