Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC realiza visita guiada a laboratório com estudantes de ensino fundamental

Visita ocorreu na última quarta-feira, 17/09

Apresentar a estrutura do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explicar o desenvolvimento de produções científicas e tecnológicas realizadas e promover maior integração entre a comunidade geral e acadêmica de Florianópolis, são os principais objetivos das visitas escolares aos laboratórios, realizadas periodicamente por professores do EMC, com a participação de turmas de ensino fundamental e médio de instituições de ensino públicas e privadas de Florianópolis e região. A visita mais recente, ocorreu na manhã da última quarta-feira, 17 de setembro, no Laboratório de Ciências Térmicas (LabTermo), com estudantes de ensino fundamental, do Colégio Santo Agostinho, de São José.

Durante o encontro, que teve cerca de uma hora de duração, os estudantes puderam observar de perto experimentos que contavam com elementos diversos, como água, tinta, túnel de vento e imagens de infravermelho. Para o professor Saulo Güths, coordenador do LabTermo e docente do EMC que guiou e acompanhou os alunos na visita, a importância dessa ação reside em apresentar à sociedade o que é produzido na universidade e de provocar a curiosidade e o desejo dos pequenos de continuar no caminho dos estudos. “Nós adaptamos as visitas para mostrar experimentos que as crianças possam interagir e compreender com mais facilidade. É um desafio, mas é uma iniciativa importante”, diz.

Ainda de acordo com Güths, apesar de abordar temas técnicos nas visitas em que realiza ao laboratório, o intuito principal é de proporcionar momentos divertidos, por meio de abordagens lúdicas e explicações que dialogam com o cotidiano dos alunos. “As visitas são sempre bem humoradas e os estudantes costumam gostar bastante, porque eles podem conhecer o funcionamento de um laboratório e também aprender mais sobre a área”, afirma.

Além dos momentos descontraídos e das risadas proporcionadas pelos momentos de interação com os experimentos, falar a respeito da essencialidade dos desenvolvimentos científicos e tecnológicos promovidos no Departamento é um ponto que não fica de lado nas visitações. “Nós mostramos que a ciência é interessante e que o estudo leva os alunos a aprender coisas importantes e também a entender os diferentes fenômenos observados aqui na apresentação”, explica o docente.

Texto por Maria Victória Sampaio.