O estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ewaldo Moritz Neto, junto com sua equipe, conquistou o primeiro lugar em uma competição promovida por um dos maiores grupos farmacêuticos do mundo. Durante o último final de semana, dez equipes buscaram soluções inovadoras e comercialmente viáveis para a área da saúde.
O evento Health and Technology Challenge (HaTCHathon), que ocorreu entre os dias 9 e 11 de setembro na Austrália, reuniu empresários, desenvolvedores e designers que tiveram 48 horas para desenvolver um produto e “vendê-lo” para os diretores executivos da “Johnson & Johnson” e da “Medibank” – maior seguradora de planos de saúde da Austrália –, que compunham a mesa de jurados.
Ewaldo, o australiano Adam Pryor e o português Afonso Firma foram vencedores da competição com uma solução desenvolvida para ajudar pacientes em recuperação de cirurgias de prótese de joelho.
Bolsista do Programa Ciências sem Fronteiras do CNPq, Ewaldo Mortiz Neto está na Austrália desde o início deste ano e já participou de três competições, vencendo duas delas.
“Toda minha trajetória na Austrália tem sido sobre empreendedorismo e inovação. Essa é a terceira competição de que eu participo nos últimos 6 meses. Ganhei o primeiro lugar em duas delas. Estou tendo oportunidades e aprendizados incríveis”, relata Edwaldo.