- Historicamente, este curso vem sendo apontado como um dos melhores do Brasil na área, fruto da estrutura montada no Departamento de Engenharia Mecânica e na UFSC como um todo.
- Foi o primeiro do país a implementar estágio curricular obrigatório em empresas.
- Dura no mínimo 10 semestres, praticamente em período integral, e requer grande envolvimento dos alunos – tanto em sala de aula, quanto em trabalhos extra-classe – inserindo-os num ambiente de grande produção científica e tecnológica. Os estudantes aplicam a teoria na prática participando de equipes de competição e Empresas Jrs, sem falar nos diversos projetos de extensão.
- Como bolsistas de iniciação científica, os graduandos se envolvem em pesquisas sob supervisão de docentes altamente qualificados.
Engenharia Mecânica
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Por conta de convênio internacionais, os alunos de Engenharia Mecânica podem realizar intercâmbios acadêmicos em instituições francesas, como a rede INSA (Institut National des Sciences Appliquées), de Lyon, Toulouse, Rouen e Rennes, bem como em instituições alemãs como Universidade de Aachen, Universidade de Karlsruhe e Universidade de Ilmenau.
REVELANDO TALENTOS
Sob orientação dos professores, alunos visitam empresas em várias cidades catarinenses. Também têm contato com o setor industrial por meio de estágios curriculares, na 9ª ou na 10ª fase, no Brasil ou no exterior. Estágios de curta duração garantem aos estudantes rápida aquisição de conhecimento em determinados ramos de atividade industrial. Isso pode resultar em contratação logo após a conclusão do curso.

PESQUISA E EXTENSÃO
Muitos alunos também resolvem continuar no caminho da pesquisa, seguindo a vocação despertada quando da sua atividade de iniciação científica, e seguem para mestrado e doutorado na própria instituição. Trata-se de uma atividade bastante salutar, uma vez que muitas indústrias já adquiriram um patamar de desenvolvimento que torna necessária a presença de pessoal mais especializado e de nível avançado.
O envolvimento nas diversas atividades descritas faz do aluno de Engenharia Mecânica da UFSC um aluno especial, de competência reconhecida, e que hoje está presente como engenheiro, no chão de fábrica ou no comando de muitas indústrias importantes no cenário nacional.