Com o objetivo de fomentar a pesquisa energética e encontrar alternativas para solucionar o futuro da energia, a Shell Eco-marathon Americas promove uma série de competições de protótipos de carros ultra eficientes com estudantes de vários países.
Dentre as 99 equipes participantes deste ano, cinco são do Brasil: EFICEM, da Universidade Federal de Santa Catarina; Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; e3, da Universidade Federal de Santa Catarina; Mecmack, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Milhagem UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Equipe e3 na Shell Eco-marathon Americas
A maratona pode abranger até seis categorias de energia: Gasolina, Combustíveis Alternativos, Diesel, Bateria Elétrica, Hidrogênio e CNG. A disputa também é dividida entre “Prototype” (protótipo), que prioriza a eficiência do veículo; e “UrbanConcept” (conceito urbano), que premia os veículos com os designs mais práticos.
Após um ano de preparação, os jovens engenheiros têm apenas alguns dias para provar durante a corrida que seus veículos são os mais eficientes. Para isso, realizam inúmeros testes, já que é preciso percorrer a maior distância possível com o equivalente a um litro de combustível.
O número de voltas no circuito é pré-determinado, assim como uma velocidade máxima específica. A partir do desempenho das equipes, os organizadores calculam a eficiência energética dos veículos competidores e indicam um vencedor para cada categoria de acordo com a fonte de energia utilizada. Também são premiados os projetos com diferenciais em segurança, comunicação, design e melhor trabalho em equipe.
Este ano, a e3 – Equipe UFSC de Eficiência Energética, foi à Cidade de Sonoma, Califórnia, e conquistou 8º lugar na categoria: Prototype, tipo de energia: ICE.
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