A estudante Taisa Beatriz Pacheco Grein, orientada pelo Prof. Clovis Raimundo Maliska, Ph.D., defenderá sua dissertação na próxima quinta-feira (12/12) às 13h30 na Sala de Visualização 3D do SINMEC (2º andar do Bloco A/EMC). A defesa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. A sala tem capacidade para cerca de 20 pessoas.
Banca:
Prof. Clovis Raimundo Maliska, Ph.D. (Presidente)
Prof. Fernando Sandro Velasco Furtado, Dr.Eng. (ESSS)
Prof. Jader Riso Barbosa, Ph.D.
Título: “Método dos volumes finitos baseado baseado em elementos para a solução do escoamento bifásico em meios porosos com acoplamento geomecânico”
Resumo:
A simulação numérica é uma ferramenta de extrema importância a indústria de óleo e gás. Para que seus resultados sejam fidedignos é essencial o emprego de modelos físicos fieis e de uma boa caracterização geométrica do reservatório. Nesse contexto, verifica-se a importância do comportamento mecânico de formações geológicas, conhecido como geomecânica. Esta dissertação apresenta uma metodologia numérica unificada para a solução acoplada do escoamento bifásico e da geomecânica. Nessa metodologia, tanto o escoamento quanto a geomecânica são resolvidos utilizando uma única malha e um único método numérico: o Método dos Volumes Finitos baseado em Elementos (EbFVM). Usualmente, essas equações são resolvidas empregando técnicas distintas – geralmente o Método dos Elementos Finitos (FEM) para o problema geomecânico e o Método dos Volumes Finitos (FVM) para o problema do escoamento. A principal vantagem em utilizar uma metodologia unificada está na dispensa da necessidade de interpolação entre malhas distintas. Além disso, o EbFVM é um Método dos Volumes Finitos, de forma que é conservativo em níveis discretos, característica indispensável aos problemas de escoamento. Esse método tem ainda um potencial de representação geométrica bastante acurado, sobretudo com o emprego de malhas não estruturadas hibridas. A estratégia de acoplamento sequencial two-way é empregada na solução das equações i.e., os módulos de escoamento e geomecânico são resolvidos separadamente até o alcance da convergência.
Palavras-chave: Escoamento bifásico, acoplamento escoamento/geomecânica, volumes finitos, malhas não estruturadas, simulação de reservatórios de petróleo