Dois engenheiros mecânicos formados na UFSC em décadas diferentes e separados por mais de 3 mil quilômetros estarão juntos numa live a ser promovida pela Alumni EMC no dia 03/08, às 18h. O papo será transmitido ao vivo pelo canal de YouTube do Departamento de Engenharia Mecânica, com possibilidade de interação do público via chat, pelo link http://abre.ai/livecomeltonbaggio.
Diretamente de Recife, o Diretor Geral da Musashi do Brasil, Elton Baggio, vai contar detalhes sobre sua carreira a partir da formatura em 87.2, no encontro virtual que será moderado pelo Senior Sales Engineer na Volvo Trucks, Julio C. Lodetti, graduado em 95.2 e residente em Curitiba.
Há mais de 15 anos na Volvo Caminhões, Lodetti também dá aulas sobre Motores de Combustão Interna, Controle de Motores e Sobre-Alimentação no curso de pós-graduação em Engenharia Automotiva na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (há mais de 17 anos). Também leciona Sistemas Automotivos e Trem de força na especialização em Veículos Híbridos e Elétricos oferecida no SENAI/PR. Em poucos meses, completará 20 anos como fotógrafo freelancer de carros antigos, aviões, esportes e paisagens, na JucaLodetti Fotografia. Outras atividades integram seu currículo, mas o professor deixará o protagonismo da live marcada para a próxima segunda-feira com seu colega de Associação de Ex-alunos do Departamento de Engenharia Mecânica.
Atualmente, Baggio se descreve como “profundo conhecedor e entusiasta do Sistema Toyota de Produção e da Teoria das Restrições de Goldratt”. Ainda como aluno de graduação na UFSC, participou de seleção feita em várias escolas de primeira linha pelo Brasil, e foi contratado como Engenheiro Trainee pela Massey-Perkins (hoje MWM-International). Passou por diferentes setores, incluindo o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Motores Diesel, em que atuou no desenvolvimento de várias aplicações de motores diesel, inclusive motor de sobrevivência da expedição de Amyr Klink à Antártida.
Já formado, foi contratado pela empresa Amortecedores Monroe, do grupo Tenneco, e atuou como Supervisor de Engenharia de Produto entre os anos de 1992 a 1995, sendo responsável pela montagem do Laboratório de Testes e Simulações de Amortecedores, bem como pela implantação de software de desenho e projeto técnico, “novidade na época”, nas suas palavras. “Implantei também o sistema de Engenharia Simultânea, inédito e sem literatura disponível na época”, acrescenta. Na Monroe teve sua primeira experiência internacional, entre muitas, com trabalhos realizados na Bélgica e Itália. Teve atuação forte junto aos clientes Fiat, VW, GM e Ford, conhecendo fábricas ao redor do mundo.
Entre maio de 1995 e agosto de 1997, foi Gerente de Engenharia da Fiat-Allis (atual CNH) em Contagem (MG), liderando as áreas de Engenharia Industrial, Ferramentaria e Manutenção. Conduziu um grande projeto de modernização do parque fabril com investimentos na ordem de 45 milhões de dólares, triplicando a capacidade produtiva. Participou como representante da empresa no treinamento de Lideranças ISVOR-FIAT com atividades realizadas na Inglaterra, Holanda, Bélgica, França e Itália. Realizou diversas visitas a fábricas do grupo pela Europa e América do Norte.
Retornou à Tenneco para assumir a Gerência de Engenharia e criou o Departamento de Engenharia Simultânea, englobando Engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento, Engenharia de Produto, Engenharia de Processos, Engenharia da Qualidade, Ferramentaria e Custos. Com o passar dos anos, assumiu a Engenharia de Amortecedores da América do Sul e posteriormente trouxe ao Brasil a Engenharia de Sistemas de Exaustão, que hoje é o carro chefe da empresa no Brasil. Tornou-se Gerente Executivo de Engenharia e Vendas para a América do Sul, assumindo as plantas da Argentina, Brasil e Venezuela, permanecendo até dezembro de 2003. Fez viagens constantes aos EUA, Alemanha, Bélgica, Índia e Argentina, além de Venezuela.
Convidado a assumir a Gerência de Engenharia e Vendas na empresa Benteler, em janeiro de 2004 expandiu os conhecimentos como empresa Sistemista e os processos de controle de desenvolvimento de novos produtos e sistemas. O intercâmbio constante com a matriz na Alemanha aumentou e as viagens para esse país chegaram a ser praticamente mensais, para tratar de projetos novos. Foi responsável pela Engenharia e Vendas de 5 plantas do grupo no Brasil.
Posteriormente, transferiu-se para a empresa ZF em Sorocaba (SP), onde exerceu a função de Gerente de Engenharia e Marketing, responsável pela divulgação de transmissões automáticas e automatizadas para veículos pesados junto aos clientes VW-MAN, Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Ford. Atuou intensamente nas corridas de Fórmula-Truck, grande sucesso de então. Em 2008, foi convidado a assumir o setor de Engenharia, Vendas e Marketing da então recém-criada Tedriv, uma divisão da Visteon, antiga Ford, em que assumiu a Direção Geral de Operações em novembro do mesmo ano, num momento de enorme crise econômica. A empresa foi vendida na Europa e a filial brasileira passou por enorme dificuldade até ser vendida para um grupo japonês.
Em 2016, foi convidado por um antigo Diretor Indo-Norte Americano da Tenneco a se juntar a Musashi do Brasil para ser o primeiro não japonês a assumir a presidência de uma empresa do grupo no mundo. Desde abril de 2017, tem desenvolvido um trabalho de Transformação Lean que trouxe resultados impressionantes, levando a empresa a conquistar o prêmio de segunda melhor performance financeira do grupo no ano de 2019. “Nesta empresa também estou tendo oportunidades ímpar de conviver com as culturas japonesa, canadense e mexicana, entre outras“, conclui.
Fonte: Divulgação EMC/UFSC