Matéria integra novo currículo do curso de Engenharia Mecânica, implementado neste ano
Como parte do novo currículo do curso de graduação em Engenharia Mecânica da UFSC, implementado em 2025, uma nova disciplina tem gerado entusiasmo e reações positivas entre os alunos e demais integrantes do Departamento.
Trata-se da disciplina EMC 5500 – Introdução à pesquisa e Extensão, ministrada pelo Prof. @MiltonPereira, atual chefe do departamento, aos alunos de primeira fase do curso.
Além de apresentar a importância da Pesquisa e da Extensão como suporte à formação dos estudantes de todos os níveis na universidade e destacar os benefícios gerados para os envolvidos com essas ações, visa despertar maior engajamento no curso pela apreciação do valor existente na formação recebida pelos alunos.
Para atingir o objetivo proposto, a estratégia é simples: levar os alunos para conhecer todos os 28 Laboratórios/Grupos de Pesquisa do Departamento de Engenharia Mecânica, além da @FundaçãoCERTI. Com as visitas, os alunos conseguem identificar o vasto leque de possibilidades de atuação que a formação em engenharia proporciona. A partir disso, os estudantes podem, desde o início do curso, observar com maior atenção onde cada disciplina e conteúdos se encaixam, o que facilita a absorção de conhecimento e auxilia na hora de suas aplicações em problemas e situações reais.
Na visita desta sexta-feira, 03/10, uma das 12 datas programadas, os discentes conheceram o @LabMetro e a @FundaçãoCERTI. Como em todas as demais visitas, ao final, os alunos são questionados a respeito de suas principais impressões. Suas respostas, repletas de satisfação e ânimo, transparecem sempre certo encantamento em relação ao que a engenharia tem a oferecer como formação e possibilidades de carreira. Como resultado, os alunos saem transformados e com novas experiências para orientar suas trajetórias acadêmicas.
O EMC UFSC agradece a todos os laboratórios do Departamento e aos seus pesquisadores, pelo acolhimento na realização de cada visita e pelo cuidado em apresentar seu melhor para as novas gerações de engenheiros.
Texto por Milton Pereira
Editado por Maria Victória Sampaio