O que é a Indústria 4.0 ? É um conceito da indústria, criado recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.
A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais.No Brasil, ainda é pouco utilizada pelas empresas nacionais.
Atualmente, porém, a Manufatura Avançada está no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção. Considerada a quarta revolução industrial (antecedida pela mecânica, elétrica e digital), o novo paradigma vai exigir adaptação dos profissionais, pois com fábricas ainda mais automatizadas novas demandas surgirão enquanto algumas deixarão de existir.
Os trabalhos manuais e repetitivos já vêm sendo substituídos por mão de obra automatizada, e com a indústria 4.0 isso tende a continuar. Por outro lado, as demandas em pesquisa e desenvolvimento oferecerão oportunidades para profissionais tecnicamente capacitados, com formação multidisciplinar para compreender e trabalhar com a variedade de tecnologia que compõe uma fábrica inteligente.
Segundo um estudo da consultoria americana Gartner em Amberg, a expectativa é que num futuro tecnológico próximo, sem a interferência de funcionários, máquinas fabricarão continuamente e sob medida (com um baixíssimo índice de defeitos) diferentes componentes encomendados pelo sistema logístico.
Essas tecnologias combinadas geram conjuntos de oportunidade de manufatura competitiva sem precedentes. A expectativa é que até 2025, os processos relacionados à Manufatura Avançada poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos (10% a 40%), reduzir o consumo de energia (10% a 20%) e aumentar a eficiência no trabalho (10 a 25%) (MCKINSEY, 2016).