

A Universidade Federal de Santa Catarina terá um estande na SC EXPO Defense, feira de negócios, tecnologias e produtos voltados para a indústria de defesa que será montada na Base Aérea de Florianópolis, entre os dias 27 e 29 de setembro. Entre os expositores já confirmados estão os seguintes laboratórios do do Departamento de Engenharia Mecânica: Laboratório de Tubos de Calor (LABTUCAL), o Labcet (Laboratório de Combustão e Engenharias de Sistemas Térmicos), o LASHIP (Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos), o Labsolda (Instituto de Soldagem e Mecatrônica – Ensino, pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia de Soldagem), e o Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA).
A SC EXPO Defense tem como objetivo a integração dos centros de Pesquisa e Desenvolvimento atuantes em Santa Catarina com as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica, além do Ministério da Defesa). Seus representantes buscarão oportunidades de parceria ao longo dos três dias de evento, promovido pela Base Aérea da capital e o Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA), criado em 2016 pela FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).
Na sexta-feira (27), o evento será aberto pelo Ministro da Defesa, General do Exército Fernando Azevedo e Silva. A programação segue com a apresentação de projetos estratégicos da defesa, painel sobre internacionalização de empresas e atração de investimentos, discussão sobre o potencial da indústria da defesa brasileira e palestra sobre a economia do mar como instrumento de desenvolvimento do País.
Em paralelo, nos dias 27 e 28 ocorre o Segundo Workshop SC2C.Aero (Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologias Aeroespaciais). Haverá 12 mini-palestras a serem dadas por professores e pós-graduandos dos 12 grupos técnicos do SC2C.Aero e outros centros de pesquisa da UFSC como o Lab Fator Humano, do curso de Psicologia, além da Apex Rocketry (Equipe de Competição que fabrica minifoguetes).
Marcada para as 12h45 de sexta (27), a primeira apresentação, sobre Inovação Tecnológica para o Setor Aeroespacial e a Defesa, será feita por Eduardo Rezende, do setor de Desenvolvimento de Negócios da Fundação CERTI, uma das coordenadoras do Centro de Convergência. Quem também coordena o SC2C.Aero é o Prof. Victor De Negri, do Departamento de Engenharia Mecânica. Ele falará sobre o Centro às 13h15 de sábado (28). “É uma oportunidade para a gente apresentar possibilidades de cooperação técnica”, conclui o Professor.
Veja programação completa e saiba mais sobre o SC2C.Aero no site.