

No dia 09/01 foi registrada em cartório a Alumni EMC (Associação de ex-alunos dos cursos de graduação e pós Engenharia Mecânica e de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina, bem como egressos da antiga Escola de Engenharia Industrial/EEI).
Até dia 11/02, são aceitas inscrições numa categoria especial: a de Associado(a) Fundador(a). Nela já estão expoentes do ecossistema catarinense de inovação, a exemplo do engenheiro mecânico José Eduardo Fiates, Superintendente do IEL/SC, Diretor de Inovação e Competitividade da FIESC, Superintendente Geral da Fundação CERTI e Diretor Executivo do Sapiens Parque. Não há limite de prazo para a inscrição na categoria Associados Natos. Em ambos os casos, o cadastro deve ser feito no link https://emc.ufsc.br/portal/associe-se/.
Em latim, Alumni significa “estudantes” e é o termo utilizado no mundo inteiro para designar os antigos alunos de uma Universidade. A UFSC como um todo já tentou constituir uma Associação de Ex-Alunos, mas até o momento somente seu Curso de Direito conseguiu reunir egressos numa entidade do gênero, batizada como Alumni ‘32 em referência ao ano de implantação do curso.
Quase 25 anos após fundar uma associação para ex-estudantes da disciplina Projeto de Sistemas de Qualidade, em 1995, o Prof. Sergio Luiz Gargioni – atual Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC – tomou a iniciativa de criar a Alumni EMC. Ele foi eleito Diretor Executivo da entidade na Assembleia de Constituição da Alumni, realizada dia 11/11/2019, pelo período de um ano.
Na ocasião, entrou para o quadro de associados Otávio Ferrari Filho (na foto com Gargioni), formado na primeira turma de Engenharia Mecânica da EEI, há 53 anos (comemorados por alguns dos pioneiros também em novembro de 2019).
Ferrari conta que, logo após a formatura, os ex-colegas “alinhavaram” a ideia se reunir de 5 em 5 anos e que, de certa forma, isso aconteceu. “Esses encontros foram muito profícuos para todos nós e acontecem até hoje, seja num happy hour ou ao redor de uma mesa de pizza”, explica o engenheiro, que integra o Conselho Deliberativo da Alumni EMC. “Foi uma iniciativa muito boa a criação da Associação de Ex-alunos da Mecânica. Nós teremos muitas oportunidades de compartilhamento e troca de ideias. Assim como vamos transmitir nossa vivência, certamente vamos aprender muito com aqueles que lá estão presentes, pelas informações que trazem. Acredito de todos nós ganhamos, tanto aqueles que estão iniciando a sua vida (profissional) quanto aquele que estão na fase Sênior.”
Fonte: Divulgação EMC/UFSC