

O Prof. Dr. Régis Henrique Gonçalves e Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, foi um dos dois únicos palestrantes de instituições externas convidados pela Petrobras para seu Encontro Técnico de Soldagem (ENSOLD 2020). Além disso, cerca de 150 profissionais da empresa presentes ao evento, realizado de 5 a 8 de outubro, escolheram como Destaque do ENSOLD 2020 o trabalho intitulado Fixação de Componentes por Stud Welding na área naval, produzido pelo Prof. Regis, em conjunto com o Dr. Giovani Dalpiaz (CENPES), o Eng. Ricardo Marinho (CENPES) e o Dr. Tulio Fernandes (UN-ES-PETROBRAS).
O Prof. Regis é o supervisor do LABSOLDA (Instituto de Soldagem e Mecatrônica), laboratório que rendeu a primeira patente da UFSC, em 2007. Neste ano de 2020, um novo processo de soldagem por curto-circuito controlado, desenvolvido no LABSOLDA, obteve registro de patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. (Mais em https://emc.ufsc.br/portal/2020/05/invencao-do-labsolda-rende-patente-para-a-ufsc/.)
Criado na década de 70 como um dos primeiros laboratórios do EMC, o LABASOLDA se tornou referência no Brasil nas suas áreas de atuação. Seu supervisor foi convidado pela Petrobras para ser palestrante do ENSOLD junto com o Prof. Louriel Vilarinho, que na Universidade Federal de Uberlândia atua no LAPROSOLDA (Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem).
No ENSOLD 2020
O Prof. Regis Silva falou sobre Inovações em Mecanização, Sensoriamento e Projeto Mecânico Orientadas a Processos de Soldagem a Arco – mostrando resultados de PD&I que vêm sendo obtidos nos últimos anos em projetos em parceria com a Petrobras – no evento interno da empresa, no qual foram apresentados trabalhos técnicos e cases de autoria dos funcionários, previamente aprovados pela Comissão Organizadora do ENSOLD 2020.
Fonte: Equipe de Divulgação EMC/UFSC