

Membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Alumni EMC ratificaram as ações estratégicas propostas pela Diretoria para alcançar a excelência na gestão da entidade, entre outros resultados da reunião realizada virtualmente no dia 9 de março.
Tais ações decorrem do Planejamento Estratégico em andamento desde dezembro de 2020, com base em questionários respondidos por conselheiros e quatro encontros online da Diretoria, sob coordenação do economista Leonardo Costa, Vice-presidente do Movimento Catarinense de Excelência e Gerente de Desenvolvimento Industrial e Associativo na FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).
Na reunião trimestral, Costa detalhou o Mapa Estratégico da Alumni EMC disponibilizado anteriormente aos conselheiros (e disponível em https://emc.ufsc.br/portal/documentos/). Após o alinhamento de expectativas, as entrevistas com as partes interessadas e o Workshop de Diretrizes, foram elaborados termos para Missão, Visão e Valores capazes de orientar o desenvolvimento da Alumni EMC. Procedeu-se à Análise de Ambientes (SWOT) e à definição dos fatores críticos para o sucesso da entidade, entre outros, até chegar no Mapa Estratégico e ao Plano de Ação apresentados aos conselheiros.
Para cada conjunto de objetivos, foram estabelecidas ações estratégicas para as quais os presentes à reunião foram convidados a se engajar, sob coordenação dos Diretores Sergio Gargioni (Comunicação), Alfredo Piotrovski (Gestão institucional) e Rodrigo Vieira (Inovação e Gestão institucional), bem como dos Conselheiros Guido Dellagnelo (Cooperação) e Priscila Gonçalves (Associativismo e Inovação). Os grupos seguem abertos a novas adesões, além das manifestadas durante a reunião, que reuniu 21 participantes, inclusive o Ex-Conselheiro Otávio Ferrari Filho.
Mais de 100 inscritos
No segundo item da pauta, Priscila Gonçalves fez um resumo do Programa Impetus, voltado a formar lideranças e ampliar o horizonte de oportunidades de graduandos do CTC. Atualmente na sua segunda edição, o Impetus começou em 2020 com um projeto-piloto que priorizou estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica e teve financiamento das empresas WEG e Portobello, obtido pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Guido Dellagnelo. Ele segue buscando recursos para a nova edição do programa, para a qual já há 106 inscritos, sendo 32 do EMC. O Conselheiro Rodrigo Fumo, Diretor Global de Engenharia da WEG Industrial Motors & Energy, manifestou interesse em repetir a atuação como mentor na nova edição do Impetus, promovido pelo Fundo Patrimonial Catarina com apoio da Alumni EMC.
Cabe registro a sugestão da Conselheira Maria Cristina Amaral de que a Alumni EMC criasse sua chave PIX como quarta opção para pagamento de anuidades, além de depósito bancário, PayPal e boleto (este último, para os que informaram CPF). O PIX já pode ser encontrado em https://emc.ufsc.br/portal/anuidade-alumni/.