O pesquisador do Laboratório Polo do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. Jaime Andrés Lozano Cadena, foi eleito como Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027. A eleição reflete o reconhecimento do trabalho que Jaime se dedica há 16 anos. O desenvolvimento de alternativas para refrigeração, como a refrigeração magnética. Ele coordena um dos grupos líderes de pesquisa nesta tecnologia a nível mundial, composto também por estudantes e professores do EMC. “Espero que através da minha formação acadêmica multidisciplinar e das minhas capacidades de relação interpessoal, contribuir para o fortalecimento da ciência, não só na UFSC mas também no Brasil” afirma o engenheiro.
Jaime é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Los Andes, na Colômbia, com mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais e doutorado em Engenharia Mecânica, ambos pela UFSC. Atualmente, é engenheiro pesquisador no INCT-Polo da UFSC. Ele liderou os projetos para o desenvolvimento de uma adega de vinhos doméstica e um condicionador de ar de 9.000 Btu/h operados por unidades de refrigeração magnética, com níveis de maturidade tecnológica (TRL) de até 6.
Os Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências terão suas cerimônias de diplomação associadas a simpósios científicos, onde serão apresentadas suas pesquisas, em datas que ainda não foram divulgadas. Sobre sua atuação na ABC, Jaime afirma que “a Academia espera que eu contribua para a revigorização da ciência brasileira participando ativamente na exposição dos desenvolvimentos científicos e tecnológicos que temos realizado no Polo e buscando caminhos para impulsionar a ciência no nosso país”. Jaime também tomará posse como professor da área de térmica do EMC em 2023.