Evento reuniu aproximadamente 800 alunos de escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis

 Incentivar estudantes a optarem por ensino superior no futuro e proporcionar maior visibilidade aos cursos do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), são os objetivos centrais do evento “CTC de Portas Abertas”, promovido pelos Departamentos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Sistemas de Informação, sediados no Centro. A ação contou com a presença de aproximadamente 800 alunos, de 22 instituições de ensino públicas e privadas de Florianópolis. O evento , de forma gratuita e aberta, das 08h30 às 16h30, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Segundo o professor Milton Pereira, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, a principal intenção do evento é despertar o interesse e a atenção dos jovens, para que conheçam os cursos e as diferentes áreas existentes no ambiente universitário, por meio da visitação de laboratórios e centros acadêmicos. “É importante que os estudantes tenham a experiência de pisar na universidade e conhecer as diversas oportunidades disponíveis, para enriquecer suas vivências e descobrirem suas afinidades profissionais e estudantis”, afirma. 

O estudante Gustavo Martins Ferreira, conta que se sentiu bem recepcionado no evento e que a experiência tem o caráter imersivo, o que o deixou mais motivado em relação aos estudos. O jovem de 17 anos pretende cursar Arquitetura e Urbanismo na UFSC e diz que ações como esta auxiliam os estudantes a se integrarem com a comunidade universitária e a conhecerem melhor as oportunidades acadêmicas disponíveis. “Vou prestar o vestibular no fim do ano e o CTC De Portas Abertas serviu como um grande motivador para mim, já que é uma chance de conhecer melhor a universidade e os cursos oferecidos”, relata o estudante.Durante a visitação guiada pelos cursos, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer de perto os laboratórios do CTC. O pesquisador do laboratório POLO e técnico em refrigeração do Departamento de Engenharia Mecânica da universidade, Alexsandro dos Santos Silveira, explica que a importância de trazer alunos para conhecer laboratórios é de trabalhar a integração entre as áreas teóricas e práticas, além de auxiliar no desenvolvimento da visão pragmática e noção do mercado de trabalho no cotidiano dos alunos. “As principais motivações são expandir o conhecimento dos estudantes e proporcionar experiências que os jovens não têm no ensino médio, enriquecendo a jornada acadêmica dos visitantes”, afirma.