O Departamento de Engenharia Mecânica oferece dois cursos de graduação:
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
- Criado em 1962, o curso de Engenharia Mecânica é reconhecido nacionalmente como um dos melhores cursos de graduação, tendo recebido conceito máximo nas avaliações do Ministério da Educação
- A estrutura curricular do curso possibilita ao aluno atuar em laboratórios do próprio Departamento ou realizar estágios em indústrias do país e do exterior
- O ciclo básico prioriza disciplinas ligadas a Física, Matemática, Química e Informática
- No ciclo profissionalizante, há disciplinas sobre vibrações e acústica, aerodinâmica, usinagem, soldagem, sistemas hidráulicos e pneumáticos, robótica, automação e controle, veículos automotores, turbinas, bombas e projetos de produtos.

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS
A criação do curso, em 1999, atendeu às mudanças do mercado na área de materiais em constante ritmo de inovação tecnológica. Em virtude dessas características, o próprio currículo adotou uma nova estrutura de ensino: o Modelo de Ensino Cooperativo, no qual a formação acadêmica é complementada pela prática exercida na indústria.
O curso, disposto em três períodos anuais de quatorze semanas cada, prevê alternância entre períodos de aulas na universidade e estágios nas empresas. Assim, ao final dos cinco anos, o estudante terá cursado nove quadrimestres acadêmicos e seis estágios, somando, em termos práticos, o equivalente a dois anos de experiência profissional.