A UFSC e a Celesc uniram esforços para resolver um desafio na operação e manutenção do sistema elétrico: a instalação de transformadores em espaços confinados, já que esses equipamentos podem chegar a três toneladas e dois metros de altura, o que dificulta seu transporte e manobra. Para vencer esses obstáculos, 22 pesquisadores da Universidade e cinco técnicos da distribuidora irão desenvolver um protótipo de uma plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso.
A parceria se concretizou por meio da seleção do projeto em chamada pública da Celesc, que buscava soluções inovadoras para incrementar a eficiência e a qualidade do setor elétrico. O projeto será contemplado com recursos da ordem de R$3,2 milhões, a serem repassados pela Celesc por meio da FEESC (Fundação Stemmer para Pesquisa Desenvolvimento e Inovação).
Já no primeiro dia útil do novo ano (02/01/2020), o coordenador do projeto, Professor Rodrigo de Souza Vieira, esteve reunido com os demais professores e alunos participantes do projeto para dar início aos trabalhos. Entre eles estava Elias Renã Maletz, doutorando do Laboratório de Robótica Prof. Raul Guenther. Ele explica que muitos condomínios usam transformadores de grandes proporções para que a energia elétrica chegue com qualidade, sendo que a manutenção destes equipamentos é de responsabilidade da Celesc. “O problema enfrentado é realizar o transporte entre a entrada do condomínio (meio-fio da rua) até o local de instalação, bem como posicionar o transformador no seu local correto, além de desníveis no solo, grelhas coletoras de água, escadas, portas, entre outros”, pondera.
O engenheiro Mecânico Roberto Kinceler, que tem mestrado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e hoje atua na Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (DVEE) da Celesc, foi designado para acompanhar o projeto. Ele exemplifica as dificuldades que a operação com transformadores impõe à distribuidora: “São equipamentos muitos pesados, o que pode danificar os caminhos de transporte. Além disso, subir e descer rampas com transformadores não é uma tarefa simples, sendo necessário o deslocamento de vários técnicos para realizar a operação com segurança”. Kinceler complementa que “uma plataforma robótica, autopropelida e reconfigurável certamente será de grande valia tanto para a área de manutenção como de outras áreas da Celesc”.
A ideia do projeto surgiu em 2017, com reuniões entre a UFSC e técnicos da Celesc. A partir de uma parceria entre o LAR, o LASHIP (Laboratório de Hidráulica e Pneumática) e o GRANTE (Grupo de Análise e Projeto Mecânico), todos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, elaboraram uma proposta de projeto que foi submetida e aprovada na Chamada Pública P&D nº 001/2017 da Celesc, no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento regulado pela ANEEL.
A assinatura do contrato entre UFSC, FEESC e Celesc ocorreu em 06/12/2019 e, a partir deste dia, já se iniciaram as atividades de coordenação. Agora, estudantes da UFSC aproveitam as férias letivas para agilizar o projeto do protótipo de plataforma.
Fonte: Divulgação EMC/UFSC