Em 2020, completaram-se 22 anos do lançamento do livro Ciência, Tecnologia e Sociedade – e o Contexto da Educação Tecnológica, de autoria do Prof. Walter Antonio Bazzo, do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC. E foi neste ano que a Editora da UFSC publicou sua sexta edição, com posfácio do autor, no qual ele diz: “o que mais nos encoraja a afirmar o sucesso dessa empreitada é a mudança de postura dos alunos com relação à abrangência da ação da engenharia, que passou de meramente instrumental para contextualizada em consonância com os novos problemas civilizatórios”.
Na obra revisada, o leitor encontrará uma análise crítica do ensino tecnológico, com ênfase nas escolas de engenharia no Brasil. Ela é uma contribuição do autor para a consolidação de uma política mais eficiente de formação do corpo docente, que propõe atividades, leituras e inserções, centrando-se na premissa básica de que o ensino de engenharia somente sofrerá alguma modificação consistente se a comunicação docente voltar-se para esse intento.
O Prof. Bazzo considera que é necessário criar uma conexão entre engenharia, tecnologia, cultura e sociedade, e a abordagem do assunto vem fundamentada em três eixos direcionadores: a) estudo dos pontos básicos da relação professor/aluno; b) levantamento das implicações decorrentes da falta de análise da relação entre ciência, tecnologia e sociedade na filosofia dos cursos tecnológicos; c) reflexões sobre questões didáticas, pedagógicas e epistemológicas.
Com edições anteriores esgotadas,o livro teve “inestimável colaboração do Prof. Luiz Teixeira do Vale Pereira”, nas palavras do autor, que divide com ele, no EMC, a disciplina Introdução à Engenharia, na primeira fase do curso de graduação. O colega de disciplina do Prof. Bazzo, como este também pertence ao NEPET (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica). “Falar no NEPET é quase contar a história de nossas produções. Apesar de estar no diretório do CNPq como grupo instituído oficialmente, sempre viveu sem qualquer financiamento. Sua manutenção básica de infraestrutura – sala, equipamentos, material de consumo etc, – foi bancada pelo próprio Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. É importante que isso seja dito para salientar o apoio e a importância que as chefias e o corpo docente emprestaram a esse empreendimento, que completa agora 21 anos de existência”, conclui o autor.
O Prof. Walter Antonio Bazzo é engenheiro mecânico, doutor em educação e pesquisador em Educação Tecnológica e CTS, orofessor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, atuando também como membro do Conselho Editorial de várias revistas sobre Educação no Brasil e exterior. Possui mais de 120 artigos e sete livros publicados. Colaborou com quatro capítulos em livros de outros autores. Participou de mais de 160 congressos, seminários, aulas magnas e outros eventos nacionais e internacionais como palestrante. Um dos fundadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET), é o seu atual coordenador trabalhando como colaborador na Organização dos Países Ibero-americanos (OEI). Currículo Lattes em http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798335U4
Contate o autor para comprar o livro: <wbazzo@emc.ufsc.br>
Mais sobre o NEPET em http://www.nepet.ufsc.br/
Fonte: Divulgação EMC/UFSC