Resistência de Materiais e Fundamentos de Mecânica dos Sólidos é o título do último livro didático lançado pelo Prof. Paulo de Tarso R. Mendonça, que desde 1984 trabalha no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina e que recentemente se tornou membro da Alumni EMC (Associação de Ex-alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e da Escola de Engenharia Industrial).
Ao longo dos anos, ele observou as deficiências nos diversos livros de Resistência dos Materiais disponíveis para o ensino da disciplina homônima. “Durante o processo de ensino, foram sendo identificadas dificuldades recorrentes dos alunos no entendimento de certos conteúdos, o que permitiu a elaboração de textos, exemplos e exercícios focados em facilitar o domínio de cada tópico, e também de prover uma visão mais abrangente da grande área de Mecânica dos Sólidos”, disse o Professor Titular e Coordenador do POSMEC (Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFSC).
Diante destas constatações, ele produziu a nova obra voltada a disciplinas de graduação, adequada aos cursos de Engenharias Mecânica, Civil, Produção Mecânica, Naval e outras que necessitem os fundamentos de Mecânica dos Sólidos. Todo o texto foi elaborado de forma a apresentar um máximo de clareza e detalhamento nas deduções matemáticas e explicações. Ele inclui 130 exemplos detalhados, mais de 700 figuras explicativas e cerca de 800 exercícios propostos com respostas. O material conta com um volume auxiliar com os gabaritos completos dos exercícios propostos, para auxílio ao professor.
Divisões
O texto é organizado em dois grandes grupos de conteúdo. O primeiro consiste no material tradicional da área conhecida como Resistência dos Materiais, com análise de barras e vigas submetidas a tração, flexão, torção e flambagem, usando conceitos uniaxiais de tensão, deformação, de equilíbrio e de energia de deformação.
O segundo grupo de conteúdo, que é distribuído de forma uniforme ao longo do texto, apresenta as equações gerais da Mecânica dos Sólidos em estados triaxiais de tensão e deformação: conceituação de tensão e de deformação em forma tensorial, equações diferenciais locais de equilíbrio, relações deformação-deslocamentos e relações constitutivas de materiais homogêneo-isotrópicos elástico-lineares, incluindo ainda alguns casos de componentes de múltiplos materiais e com comportamento plástico. Esse conteúdo visa proporcionar ao aluno uma visão mais abrangente da Mecânica dos Sólidos, iniciando o hábito de uma interpretação mais tridimensional das grandezas e dos fenômenos, mesmo quando esteja detalhando problemas uniaxiais.
Adicionalmente, o Método de Elementos Finitos é introduzido por meio de problemas de barras, vigas, treliças e pórticos, usando conceitos e ideias mecânicas intuitivas já desenvolvidas nos capítulos precedentes de Resistência dos Materiais. “Assim, o aluno tem oportunidade de se familiarizar com diversos aspectos do método, como organização de dados de EF, etapas de cálculo das matrizes, procedimentos de pós-processamento, estrutura típica de programa, etc”, explica o Prof. Paulo de Tarso, Supervisor do GRANTE – Grupo de Análise e Projeto Mecânico.
Ele tem graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1980), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e doutorado em Engenharia Mecânica – Universidade de Minnesota (1995). Em 2013 concluiu estágio pós-doutoral no Laboratoire de Mechanique et Technologie da École Normale Superieure de Cachan, França, na área de estimativa a-posteriori de erros em modelos numéricos. Assumiu a coordenação do Posmec em 2020 e em 2021 se associou à Alumni EMC.
Vendas das versões impressa e digital pelo site: www.EditoraOrsaMaggiore.com.br
Fonte: Equipe de Divulgação