Os projetos do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) com a Celesc Promovem Avanços na Inspeção e Transporte de Equipamentos Elétricos
O Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemorou no dia 25 de junho, com grande orgulho, o sétimo aniversário da retomada de sua parceria estratégica com a Celesc. Esta colaboração tem se mostrado um pilar fundamental para o avanço tecnológico no setor elétrico catarinense e para a formação de excelência de nossos futuros engenheiros, gerando uma série de benefícios para os alunos e para a própria universidade.
Desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a cooperação tem impulsionado projetos inovadores que buscam solucionar desafios complexos da infraestrutura elétrica. Atualmente, três iniciativas de grande impacto estão em pleno desenvolvimento, demonstrando a força e a relevância desta união.
A primeira destas iniciativas consiste no desenvolvimento de um sistema robotizado para inspeção de linhas de distribuição de energia elétrica (projeto de PDI Celesc/ANEEL PD-05697-0923/2023). Este robô inovador é capaz de se deslocar ao longo dos cabos condutores da linha de distribuição, identificando componentes e monitorando suas temperaturas. O processo de desenvolvimento enfrenta desafios significativos, como possibilitar ao robô transpor os diferentes obstáculos presentes na rede elétrica e garantir a segurança de operação em um ambiente de alta tensão. O robô trará uma abordagem inovadora para a manutenção da infraestrutura elétrica do estado, garantindo maior qualidade e confiabilidade da energia entregue aos consumidores.
Legenda: Robô em desenvolvimento para realizar a inspeção de linhas de distribuição de energia. Projeto de PDI Celesc/ANEEL PD-05697-0923/2023. Duas versões do protótipo já desenvolvido.
O segundo projeto com a Celesc envolve o desenvolvimento de uma plataforma reconfigurável para o transporte de transformadores (projeto de PDI Celesc/ANEEL PD-05697-1123/2023). Muitas vezes, esses transformadores estão localizados em áreas de
difícil acesso, como andares altos de prédios e corredores estreitos. Como esses equipamentos são grandes e pesam toneladas, a plataforma funciona da seguinte forma: ela abraça o transformador e o ergue, como um guindaste, para facilitar seu movimento, garantindo a mobilidade necessária para passar por espaços apertados e subir escadas.
Legenda: Plataforma para transportador de transformadores em desenvolvimento na UFSC. Projeto de PDI Celesc/ANEEL PD-05697-1123/2023.
Já o terceiro projeto, intitulado “Sistema de autenticação e organização de cabeamentos de informação em infraestrutura da rede elétrica” (projeto de PDI Celesc/ANEEL PD-05697-0423/2023), tem como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema de inteligência que permita o monitoramento, a autenticação e a organização do cabeamento de telecomunicações que fazem uso da infraestrutura de postes da distribuidora de energia Celesc. A proposta abrange um sistema informatizado, de gestão (autenticação e controle de acesso), bem como um dispositivo físico, a ser acoplado junto aos postes, que permitirá acesso somente por empresas autorizadas pela Celesc.
Esses projetos, além de promoverem o avanço tecnológico, têm um impacto significativo na formação dos graduandos do EMC. Os alunos têm a oportunidade de se envolver ativamente no desenvolvimento de tecnologias, o que resulta em bolsas de estudo e serve como tema para trabalhos de graduação, dissertações e teses. Essa experiência prática é crucial para o aprimoramento das habilidades técnicas e para a aplicação do conhecimento teórico adquirido em sala de aula.
Além disso, a participação nos projetos de pesquisa e desenvolvimento permite que os estudantes entrem em contato com profissionais e empresas da área, além de se prepararem para os desafios do mercado de trabalho e desenvolverem competências valorizadas na indústria. A parceria com a Celesc também proporciona uma visão real das demandas e necessidades do setor, enriquecendo a formação acadêmica.
Giancarlo Cavalcante, estudante de engenharia mecânica, destaca a relevância do projeto em que está envolvido para sua formação acadêmica. Ele aponta que a robótica é um tema pouco explorado nas salas de aula, onde a grade curricular oferece apenas uma matéria eletiva relacionada. “A mecânica só tem uma matéria eletiva e que não aborda realmente como funciona uma equipe de trabalho na área”, afirma.
Ele ainda enfatiza a importância do projeto em que participa: “É gratificante ver que estamos inseridos em um processo de desenvolvimento tecnológico que será implementado no futuro.” Para Cavalcante, experiências práticas como essa são essenciais para complementar a teoria e preparar os estudantes para os desafios do mercado.
Além das bolsas de pesquisa e da experiência para os alunos, os projetos também contribuem para a infraestrutura do departamento, que se beneficia dos projetos com a aquisição de novos equipamentos. Projetos como este, desenvolvidos entre a UFSC e a Celesc, são um exemplo claro de como as instituições acadêmicas podem se unir a empresas para desenvolver soluções práticas e inovadoras, preparando os alunos para os desafios do mercado e contribuindo para o avanço tecnológico do país.