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Egresso de dois cursos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, o Dr. Pedro Magalhães de Oliveira recebeu prêmio de Melhor Tese de Doutorado em Ciências Aplicadas e Engenharia para Aeronáutica, concedido pela Comissão Europeia/Clean Sky, conforme notícia publicada no dia 15/07/2020 pela Universidade de Cambridge, onde realizou seu doutorado.
“Este prêmio reflete a grande inovação e importância da tese de Pedro no campo de combustíveis de aviação e propulsão. Com seus experimentos e modelos, ele contribuiu com uma mudança radical em nosso entendimento sobre ignição e seus resultados já estão sendo usados regularmente pela Rolls-Royce ao projetar novos motores a jato”, disse o Prof. Epaminondas Mastorakos, orientador da tese intitulada Mecanismos de Ignição e Propagação de Chamas em Sprays.
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Universidade de Cambridge
Trajetória brilhante
“Sem dúvida foi uma grande conquista pessoal, mas também do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, do qual tenho tanto orgulho”, ressaltou Pedro. Na UFSC, o florianopolitano fez graduação em Engenharia Mecânica e mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, tendo sido bolsita do Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (POLO/UFSC). Com base no estudo realizado sob orientação do Prof. Jader Barbosa Jr., em 2014 Pedro recebeu o Prêmio da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas ABCM-Embraer de Melhor Dissertação de Mestrado (mais em https://portal.ctc.ufsc.br/2014/10/24/estudante-do-polo-ganha-premio-abcmembraer-2014-na-categoria-melhor-trabalho-de-mestrado/).
Na Inglaterra, desenvolveu a tese premiada, explorando como fenômenos físicos induzidos por gotículas de combustível influenciam o “nascimento” de uma chama. A formação de um núcleo de chama e sua transição para uma chama auto-sustentada – o processo conhecido como ignição forçada – foi investigada por meio de experimentos, os quais foram utilizados para desenvolver um modelo de ignição. Este modelo foi transferido para a indústria e os resultados de seu trabalho contribuíram para os esforços internacionais para otimizar o processo de certificação de combustíveis alternativos para aviação.
Sempre no topo
O trabalho também foi classificado como um dos três melhores do Reino Unido no Osborne Reynolds Competition 2020, organizado pela Comunidade Europeia de Pesquisa em Escoamentos, Turbulência e Combustão (ERCOFTAC).
A competição contempla os mais brilhantes doutorados do Reino Unido em Mecânica de Fluidos. A edição 2020 ofereceu prêmios que destacam a qualidade dos estudantes e dos graduados que realizam pesquisas de nível de doutorado em todo o amplo domínio da mecânica dos fluidos, incluindo turbulência, escoamentos multifásicos, estratificados e de superfície livre, processos de transporte convectivo, combustão e acústica. Os trabalhos escolhidos são encaminhados ao prêmio da Vinci 2020 para concorrer ao melhor trabalho de mecânica dos fluidos da Europa.
Fonte: Equipe de Divulgação EMC/UFSC
Anúncio do site da Universidade de Cambridge: http://www.eng.cam.ac.uk/news/dr-pedro-magalh-es-de-oliveira-wins-clean-sky-academy-award.