A Engenharia Acústica lida primordialmente com questões relacionadas ao som e à vibração.
O estudo deste campo se concentra no desenvolvimento de estratégias para o controle e manipulação do som. O propósito é investigar e compreender seus mecanismos de produção, transmissão e recepção – normalmente para eliminar ou reduzir sons indesejáveis de um ambiente, como automóveis, aeronaves, locais de trabalho e, sobretudo, ambientes domésticos.
Outro papel importante da engenharia acústica é condicionar o som de maneira que este se torne adequado a uma demanda específica, como, por exemplo, o projeto acústico de uma sala de aula, onde a demanda principal é a inteligibilidade da voz do professor.
Além disso, sinais sonoros indicam pistas importantes sobre a qualidade de um processo de fabricação ou sobre o funcionamento adequado de um determinado sistema.
Na UFSC, o Laboratório de Vibrações e Acústica conta com uma infraestrutura de última geração, incluindo câmaras acústicas reverberantes e anecóicas, além de uma vasta gama de equipamentos e softwares especializados. Embraer, Embraco e Petrobras são alguns dos parceiros.