O Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) – que inclui a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) – e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) lançaram chamada pública voltada a fomentar a vinda de pesquisadores britânicos para trabalhar em conjunto com pesquisadores brasileiros, no Brasil.
Em Santa Catarina, o apoio à mobilidade acadêmica dos pesquisadores se dará por duas maneiras: Fellowships (para período de 6 a 36 meses); e Research Mobility Grants (missões de 15 dias a até 3 meses). As propostas deverão ser enviadas até dia 6 de abril de 2020, por meio do endereço https://sigconfap.ledes.net/.
São elegíveis pesquisadores britânicos das áreas de engenharia, ciências médicas, ciências sociais, ciências naturais, e humanidades. Os proponentes devem ser pesquisadores doutores há pelo menos dois anos e máximo de sete anos (young researchers) ou acima de sete anos (senior researchers). Para participar é preciso haver um pesquisador doutor colaborador no Brasil, vinculado a uma Instituição de Ensino Superior no Estado, como co-proponente (host researcher).
Acesse a Chamada no site da Fapesc:
http://www.fapesc.sc.gov.br/wp-content/uploads/2019/12/confap_cnpq_academies-call_2019-port.pdf
Ou no site Confap: http://confap.org.br/pt/editais/36/confap-cnpq-the-uk-academies-2019
Fonte: Divulgação EMC/UFSC