

Você que está começando uma carreira profissional, já pensou onde pode conhecer seu futuro empregador ou onde pode fechar parcerias para abrir seu próprio negócio? Essa é a premissa do networking. Seja para recém-graduados ou para profissionais experientes que desejam se manter atualizados, essa prática é importante e deve fazer parte da agenda.
O networking é uma atividade fundamental em diversas áreas, como tecnologia da informação, negócios, marketing, empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento, comunicação. Continue lendo e saiba o que é e como fazer isso.
O que é networking?
Networking é criar um círculo de contatos para compartilhamento de conhecimento, experiências, informações e serviços entre pessoas, grupos e empresas, estabelecendo e cultivando relacionamentos em âmbito profissional (mas é claro que isso não impede de fazer amigos!). Essa prática é realizada com o objetivo de promover trocas, oportunidades, parcerias e negócios, assim, todos os envolvidos ganham, desde novas ideias, inspirações e até novos contratos e investimentos.
Ao desenvolver uma rede sólida de contatos, as pessoas podem descobrir novas tendências em seu setor, aprender com os outros, obter informações e dicas valiosas, como por exemplo, aberturas de editais de fomento ou acesso a investimentos em um ecossistema de inovação. Além disso, é possível receber recomendações para oportunidades de emprego e até mesmo encontrar parceiros para seus projetos. Networking também é uma maneira eficaz de construir uma reputação positiva e aumentar a visibilidade no mercado.
Como construir uma rede de contatos?
O networking envolve a construção de conexões pessoais e profissionais por meio de interações sociais. Por isso, é necessário desenvolver sua comunicação e sociabilização em diversos tipos de locais e situações, além de comparecer a certos locais e se expor, a fim de se destacar e gerar autoridade. Alguns desses ambientes são:
- Eventos presenciais ou online, como workshops, congressos e meetups da sua área, pois isso te conecta a pessoas com interesses e objetivos semelhantes;
- Redes sociais, principalmente LinkedIn e Instagram, que te permitem se conectar com profissionais do mundo todo, através de compartilhamento de conteúdo relevante, interação em grupos e fóruns e participação em discussões construtivas;
- Grupos e Associações Profissionais: Junte-se a grupos locais ou nacionais relacionados à sua área de atuação. Esses grupos frequentemente organizam eventos de networking e oferecem oportunidades para interagir com outros profissionais;
- Reuniões de Profissionais da sua área: Participe de reuniões de grupos locais ou encontros de networking voltados para profissionais. Isso pode ser feito por meio de câmaras de comércio, grupos empresariais ou outros eventos locais;
- Atividades voluntárias, como organizações de eventos ou relacionadas ao seu setor permitem que você conheça pessoas enquanto contribui para uma causa;
- Cursos e Workshops relevantes para a trajetória alinhados com seus objetivos podem ser importantes, pois, além de adquirir conhecimento, você terá a chance de interagir com colegas e professores;
- Dentro de sua própria empresa: conversar com outras pessoas que trabalham com você pode abrir portas e levar a oportunidades de crescimento interno;
- Contatos de amigos e conhecidos também podem ser um caminho interessante. Não há nada como a boa velha indicação de suas próprias conexões a pessoas do seu interesse profissional.
Lembre-se de que construir uma rede de contatos leva tempo e esforço. Seja genuíno, ajude quando possível e esteja disposto a compartilhar conhecimentos e experiências. A qualidade dos relacionamentos é mais importante do que a quantidade de conexões.
Você tem interesse em construir seu networking e não sabe bem por onde começar? Que tal marcar presença nos eventos online da Alumni EMC, a Associação de Ex-alunos da Engenharia Mecânica e de Materiais da UFSC?
Além de manter o canal de comunicação com ex-alunos do curso, seus ex-colegas, você se conecta a profissionais de diferentes gerações e com experiências em vários setores. Muitos deles são investidores, empresários e diretores. Sua próxima oportunidade pode estar justamente na rede Alumni EMC!