1960 - O COMEÇO
Florianópolis, hoje, é consolidada no Brasil como polo tecnológico, e o Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC teve grande contribuição neste desenvolvimento. Considerado promissor nos dias atuais, o cenário nem sempre foi favorável. Na década de 1960, a capital catarinense encontrava-se isoladas dos centros industriais. Com apenas 80 mil habitantes, parecia não comportar uma Escola de Engenharia.
Não é o que pensava o entusiasta professor João David Ferreira Lima, primeiro reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. Com a aprovação de Jurandyr Lodi, então diretor de ensino superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC), criou o curso de Engenharia Industrial – Mecânica, Química e Metalúrgica. As três modalidades definidas, segundo Lodi, seriam estratégicas para a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitscheck. Assim nasceu a Escola de Engenharia Industrial (EEI), futuro Centro Tecnológico da UFSC.
1962 - PRIMEIRA TURMA
No dia 2 de maio de 1962, os 28 alunos da primeira turma, aprovados por vestibular, começaram o Curso de Engenharia Mecânica. No início, as salas de aula eram emprestadas pelas faculdade de Direito e pelo Colégio Catarinense. Em algumas aulas práticas, eram utilizados laboratórios e oficinas da Escola Industrial de Florianópolis (atual IFSC).
Quatro anos mais tarde, em 19 de novembro de 1966, a primeira turma de engenheiros mecânicos formada pela UFSC colou grau. Nesse mesmo ano foi inaugurado o pavilhão da Mecânica no campus e chegaram os primeiros equipamentos, avaliados em cerca de U$ 1 milhão, por meio do Convênio do Café.
No ano seguinte, a Escola de Engenharia Industrial tinha cerca de 100 alunos, e o estágio obrigatório entrou no currículo – assim, foram dados os primeiros passos na relação com a indústria.
1968 - CENTRO TECNOLÓGICO (CTC)
Por conta da Reforma Universitária de 1968, que fixava normas de funcionamento do ensino superior, a Escola de Engenharia Industrial deixou de existir. Em seu lugar, foi instituído o Centro Tecnológico (CTC), formado por cinco departamentos, entre eles o de Engenharia Mecânica.
A estrutura administrativa proposta pela Reforma também criou uma série de cargos, entre os quais estava a chefia de departamento, ocupada pela primeira vez, em 1971, pelo professor Honorato Tomelin – exercendo a função até 1976.
Com o passar dos anos, a qualificação do corpo docente passou a atrair mais alunos, tanto de graduação quanto de mestrado. No vestibular de 1977, o curso de graduação em Engenharia Mecânica ampliou de 70 para 100 vagas oferecidas.
1969 - PÓS-GRADUAÇÃO
O Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica iniciou as atividades em março de 1969, inaugurando o primeiro mestrado da Universidade Federal e do Estado de Santa Catarina.
A primeira turma de mestrandos era resultado de uma seleção modesta, que incluiu indicações de outras escolas da região Sul e, em maior parte, ex-alunos do curso de Engenharia Mecânica da UFSC.
1980 - EXPANSÃO
A chegada de equipamentos e a ampliação da equipe de docentes (o Departamento já tinha quase 60 no final dos anos 1970), contribuiu para a criação e consolidação de alguns laboratórios, como o Laboratório de Soldagem (Labsolda) e o Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA).
Um fator decisivo na constante melhoria dos laboratórios foi a aproximação com o setor industrial. Em 1983, uma parceria entre o LVA com a Embraco ajudou a ampliar o laboratório, com a aquisição de diversos equipamentos. Na década seguinte, um projeto cooperativo deu início a uma sólida parceria com a Embraer, envolvendo recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento na área de ruído e vibrações em aviões a jato.
Dentre outros projetos desenvolvidos pelo LVA, também podem ser destacados os estudos para predição de níveis de ruído em plataformas de petróleo, feitos em parceria com a Petrobras.
1980 - DOUTORADO
O Departamento consolidou seu destaque no meio acadêmico com o lançamento do primeiro programa de doutorado da UFSC, em 1980. Com uma produção acadêmica destacada, suas pesquisas geravam artigos publicados no Brasil e no exterior – prática ainda pouco comum entre os professores universitários de Engenharia do país.
1982 - APROXIMAÇÃO COM A INDÚSTRIA
Além dos convênios firmados com órgãos de fomento como FINEP, CNPq, Capes e CNEN, uma das formas encontradas para viabilizar a expansão do Departamento era o desenvolvimento de projetos cooperativos com empresas, modelo adotado pela Engenharia Mecânica desde a criação da Escola de Engenharia Industrial, em 1962, e que depois tornou-se referência em outros departamentos do Centro Tecnológico e da própria UFSC.
Se nos primeiros anos foi preciso que professores e estudantes batessem às portas das empresas, no início dos anos 1980 essa situação se inverteria.
Um dos casos mais notórios dessa aproximação universidade-empresa começou em 1982, quando a Empresa Brasileira de Compressores (Embraco), de Joinville (SC), encontrou no Departamento a ajuda que precisava para alcançar uma de suas metas estratégicas: a independência tecnológica.
Na época, alguns laboratórios e grupos de pesquisa do Departamento já haviam se tornado referência no Brasil. Um deles era o Grupo de Pesquisa e Treinamento em Comando Numérico e Automação Industrial (Grucon). Na mesma época, com o apoio de professores alemães, foi fundada a Sociedade Brasileira de Comando Numérico (Sobracon), que contribuiria para intensificar a relação entre a UFSC e as empresas fornecedoras de tecnologia.
Com recursos provenientes das atividades de extensão, o Departamento conseguia comprar material de consumo, realizar a manutenção de equipamentos, financiar a supervisão dos estágios e oferecer bolsas de estudo, envolvendo cerca de 200 alunos de graduação em atividades de pesquisa.
1984 - CERTI
Ainda em 1982, dirigentes da Eletrosul se reuniram com professores dos departamentos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção para implantar um Centro de Tecnologia em Florianópolis, que contaria com a participação de ambas as instituições, além de outras empresas da área, como WEG, Inplac, Multibrás, Embraco, Hering, Volkswagen, Mercedes-Benzs, Metal Leve e Pirelli.
O projeto saiu do papel em 1984, dando origem ao Centro Regional de Tecnologia em Informática (Certi). Nascia, assim, uma instituição privada, sem fins lucrativos, resultado de uma parceria entre a UFSC, o governo estadual (por meio da Secretaria Especial de Informática) e outras entidades públicas e privadas. O Certi foi inicialmente instalado dentro do Labmetro, no pavilhão do Departamento de Engenharia Mecânica.
Pouco mais de duas décadas após sua fundação, o sucesso alcançado pela instituição superou as expectativas de seus fundadores, que não previram a atuação da Certi em áreas nas quais se tornou referência, como incubação de empresas e criação de parques tecnológicos. Em pesquisa e desenvolvimento, a Certi se destaca nos campos de metrologia, automação da medição, sistemas de qualidade e, mais recentemente, gestão empresarial. A fundação também foi responsável por projetos importantes relacionados à convergência digital, como a urna eletrônica brasileira, terminais de automação bancária e terminais públicos de acesso à internet.
1991 - MISSÃO ESPACIAL
Em 1991, foram iniciadas as atividades de pesquisa na área de tubos de calor e termossifões de duas fases, em parceria com a Universidade de Stuttgart (Alemanha). Um ano após as atividades, o Laboratório de Energia Solar (Labsolar) recebeu apoio da Agência Espacial Brasileira, o que permitiu implementar a toda a infraestrutura de pesquisa na área de tubos de calor para aplicação espacial.
1994/1999 - NOVOS CURSOS
Os investimentos e a integração gradativa de professores de vários cursos aos projetos em desenvolvimento no Laboratório de Materiais (LabMat) contribuíram à criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (1994) e do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais (1999), vinculados ao Departamento de Engenharia Mecânica.
Em 1998, o CPGEM passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC).
Em 1999, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC) submeteu e teve a aprovação pela Capes de seu projeto de mestrado profissional, modalidade de ensino oferecida sob encomenda a grandes empresas. Desde então foram oferecidos três cursos de mestrado profissional para colaboradores de empresas como Fiat, Braskem, Petrobras e WEG.
Na UFSC, em 1999, os alunos do Curso de Engenharia Mecânica realizaram pela primeira vez Exame Nacional de Cursos, aplicado pelo MEC, com o objetivo de avaliar os resultados do processo ensino-aprendizagem. O Curso recebeu o conceito máximo (5), confirmando sua posição entre os melhores do Brasil.
2000... - ÁREAS DE ATUAÇÃO AMPLIADAS
A partir de 2000, o Laship (Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos) envolveu-se com pesquisas para a geração de energia elétrica, em forte parceria com a empresa Reivax, de Florianópolis, o que contribuiu para atrair outras empresas parceiras.
No início do século XXI, os desafios na área de energia se tornaram ainda maiores. Entre 2003 e 2006, o programa P&D da Celesc e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu apoio ao Labsolar para instalar uma bancada de teste de coletores solares. Graças a esse projeto, foi disponibilizada a única banca qualificada para teste quase-dinâmico de coletores solares da América do Sul.
Em 2019, a UFSC comemorou os 50 anos da pós-graduação, a qual começou com o mestrado em Engenharia Mecânica.
Em 2020, a Alumni EMC foi oficializada, após constituição em nov/2019