NEPET - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Tecnológica

EMC

As novas exigências do mundo contemporâneo, estampadas no cotidiano da utilização das criações da ciência e da tecnologia, que repercutem cada dia mais na vida de todos os cidadãos, nos mostram com grande ênfase que, da mesma forma como a própria sociedade se organiza para se adaptar a estes novos tempos, as escolas de engenharia precisam, em parte, se reciclar para formar profissionais sintonizados com os novos desafios que hoje se apresentam.

Para fazer frente a estas questões, o NEPET (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica) propõe-se a desenvolver estudos, pesquisas e reflexões que possam colaborar com um melhor entendimento das intrincadas relações entre ciência, tecnologia e sociedade e o ensino de engenharia. Não é propósito do NEPET, entretanto, constituir um grupo fechado. O núcleo busca agregar professores para refletirem questões que possibilitem repensar o processo de ensino nas escolas de engenharia.

Objetivo: Desenvolver estudos, pesquisas e reflexões que possam colaborar com um melhor entendimento das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e a educação tecnológica.

Fundação: 1997

Áreas de atuação: 

  • Educação tecnológica – ênfase especial no ensino universitário;
  • Ciência, tecnologia e sociedade – implicações sociais da ciência e da tecnologia na educação;
  • História da ciência e da tecnologia: história das idéias como fator importante para um aprendizado transformador;
  • Metodologia científico-tecnológica;
  • Epistemologia da tecnologia

Embora ainda não tenha realizado parcerias com órgãos oficiais, o Nepet tem esse objetivo entre suas prioridades. Além do EMC e de outros departamentos do Centro Tecnológico, conta com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

Supervisor: Walter Antonio Bazzo
Site: http://www.nepet.ufsc.br/
Telefone: +55 (48) 3721-4041